segunda-feira, 28 de março de 2011

(Im)perfeito


Já não é só tênis e o salto não é mais "5", a maquiagem não é mais toda rosa, as roupas não são só "larguinhas", os amigos são poucos, a mochila não tem rodinha e o compromisso não é mais a escola.

Mas as luzes da cidade, agora assustam mais...

Seria mais real se assustassem enquanto ainda era criança, mas talvez seja a falta de proteção.

O vento bate diretamente no rosto e não em um apoio...

A crueldade dirige-se diretamente e não a terceiros...

E as decisões são tomadas sem escolha e sem ajuda.

Muitas dessas decisões são difíceis e decisivas, mas não importa é preciso tomá-las sozinha.

O problema é que não importa quantas coisas boas você faz, todas elas são esquecidas por um deslize!

Mas talvez quem se esquece das coisas boas e se martiriza pelas mal-feitas, seja a própria.

"E se eu só me virar e correr?" ["...if I just turn and run" - fake plastic trees: radiohead]

Não... não iria adiantar, a minha mente me acompanharia onde quer que eu fosse.

Mas é muito mais que isso... é assumir que "o perfeito" não existe. Nem o plano perfeito, nem o ato perfeito, nem a pessoa perfeita, nem o mundo perfeito.

Como diria Platão (talvez ele não dissesse com essas palavras, mas): O mundo sensível é uma cópia do mundo das ideias, e as cópias não são perfeitas, elas são só imitações (por mais bem feitas que sejam). O mundo perfeito só existe na ideia original.

O pior de tudo é que o mundo não para, as pessoas não têm paciência, todos esperam que estejamos prontos a qualquer hora do dia, como em plantão... prontos pra tomar decisões e sempre as certas!

-Hey mundo, eu não tô pronta!


"Não existe meio de verificar qual é a boa decisão a se tomar na vida, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? E isso faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo 'esboço' não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro" (A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera)

9 comentários:

Um pouco do Ser disse...

Muito lindo seu texto..beijo amiga!

Luiza de Freitas Nunes disse...

Aprendi uma vez na aula de filosofia que perfeito significa ideal; e não sem defeitos.
Acho que é por ai, as coisas são perfeitas quando são ideais à nós, com todas as suas qualidades e defeitos.
Como quando a gente se apaixona até pelos defeitos (in)suportáveis do amado. Acho que é isso!

Beijão

Contundentes.com disse...

Fico feliz em ver vc de volta... e agora citando até pensadores !

Seja feliz nessa nova fase Ingrid... vc é uma pessoa muito doce !

Bjo !

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

Somos suspeitos de um crime perfeito mas crimes perfeitos não deixam suspeitos... (E. doo Hawai). Me lembrou esta música. Adorei o post. Me fez refletir...
Por vezes keria ser perfeita. Esse dia NUNCA chegará!

BeijO*-*
http://evesimplesassim.blogspot.com/

Samuel Lima disse...

Sabe que eu sou fã dos seus posts né? Esse tá especial, me fez refletir sobre algumas coisas! Adorei! Saudade de vc! Beijo Grande!

Dinkin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dinkin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pena disse...

Hey ing! de volta ao mundo dos blogs passo aqui primeiro para comentar.

eis a vida!
rabiscada, rasurada, amassada, as vezes passada a limpo, mas nunca com uma chance nova e completa. 2ª 3ª ou dificilmente 4ª chances podem existir mas nunca uma 1ª chance duas vezes. rs, e "e não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, porque o mundo não pára para que vc o conserte" - era algo que diziam ser do shakespeare, mas eu sei que hoje nao é. não tem utilidade saber agora quem escreveu, somente a utilidade de que tem utilidade! Rs.. ^^ tudo de ótimo ing!
bjão!

Lidi Vieira disse...

Obriigada pela DICA (q claro USEI), pela visita e pelas palavras gentis.. vc será sempre mt bem vinda ao meu cantinho.. Um super beeeijo :*