segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Quando você abandona uma rotina e "viaja" [em todos os sentidos], você vê o quadro da sua vida de forma externa, possibilitando retocar os erros que não são vistos normalmente.
Se serviu de alguma coisa o que eu vivi, eu posso dizer:

Veja! Seja mais perceptivo (a), não acredite em acontecimentos alheios, não pare de funcionar.
Sinta! Use a capacidade de sentir, não só externamente [tato], mas internamente também, e sentir não é só ter pena de alguém que [te] ama, mas é amar também.
Arrisque-se a sofrer um pouco, baixe a guarda e solte as armas, não tema fazer algo que pode fugir ao seu controle e te fazer sofrer desesperadamente... isso passa!
Ajude! O mundo, em sua grande maioria, é feito por pessoas que querem muito ajudar, mas elas só querem... nem sempre a intenção é o que vale.
Arrependa-se! A maioria das pessoas que eu conheço, dizem arrependerem-se somente do que não fizeram. Experimente arrepender-se pelo que já fez, pode ser um impulso para mudar [pra melhor].
Perdoe! Acredito que mais de 80% das doenças emocionais, são causadas por guardar rancores.
Recorde-se! As memórias não podem mover sua vida, pois elas podem impedir coisas novas de serem escritas, mas elas representam o que você já viveu, bom ou ruim, e podem ser uma ótima tecla "Esc".
Sorria! Sorria muito, porque é a melhor forma que uma pessoa pode se lembrar de você.
Seja gentil! Mesmo que às vezes você precise fazer sacrifícios e isso te corroa, ser gentil não mata... pelo contrário.
Observe! Gaste tempo velando o sono de um bebê. Eu juro que você pode ver o paraíso! E isso é uma terapia [pelo menos pra mim].
Não abuse da sorte! Arriscar-se é preciso, pra viver bem, mas só até onde a cautela permite, algumas coisas deixam de se tornar riscos quando se tornam burrice.
Seja honesto (a)! Sua consciência pode ser o pior julgamento, e nada vale o preço de não se sentir em paz.
E por fim... AME! Quando você amar, todos esses conselhos parecerão sensatos!

Escrito originalmente, na madrugada do dia 17, às 00:46. Quando a inspiração bate... você só tem que escrever!

3 comentários:

Deftones disse...

Gostei destes excertos semifilosóficos. Cada um deles já valeria um post em si, pois trazem margem para aprendizados, comentários, reflexões e contradições; em síntese, cada aforismo desses traz em seu âmago conteúdo para um livro.

Eu sempre digo pras pessoas que costumam ver mais os problemas que as soluções que isso é um sintoma do fato de que o ângulo de vista delas é muito pequeno. Frequentemente quando o sujeito diz "você não me conhece", estão cometendo um erro crasso. Em geral, as pessoas são, em suas particularidades, menos previsíveis do que parecem (e do que gostariam de ser). Somente se conhece a pessoa que consegue ver-se por dentro e por fora, que consegue isso que você disse na introdução: ver sua vida de forma externa. Que consegue viajar, e, a partir dessas viagens, obter conclusões/aprendizados.

A respeito das sentenças, concordo com todas, mas farei uns destaques...

Isso de arrependimentos que falasse é verdade. Aliás, não só é verdade, como virou moda dizer "não me arrependo de nada do que faço, só do que não faço". As pessoas esquecem que o arrependimento não significa negação das experiências vividas, e sim a aplicação de um olhar crítico sobre elas... significar analisar o passado com vistas a absorver o que ele teve de bom e o que ele teve que deve ser rechaçado. Quem assim o faz, ou seja, quem se arrepende, está diminuindo as possibilidades de os erros do passado serem cometidos novamente. E a vida é assim, uma sucessão de erros; mas não os mesmos erros. Só comete os mesmos erros quem não aprendeu nada sobre eles...

Isso de recordar-se é importante também... recentemente, dei aula de campo pruns alunos, fomos numa praia bem exótica do litoral, visitamos bosques, trilhas... e, claro, o pessoal tirou algumas fotos. Uma aluna em particular, com quem converso bastante, no entanto, não quis tirar nenhuma foto, porque não gostava de fotos. Até entendo o fato de as pessoas não gostarem disso e daquilo, mas eu lamento bastante sou um cara muito Século XX: nada pra mim desperta mais recordação que uma fotografia. Nem vídeo tem essa magia. Adoro fotos, porque é uma maneira de olharmos para o passado, estático, como era, é o nosso tempo ali passado. Infelizmente, tem crescido - pelo menos na minha frágil percepção - o número de pessoas que gostam de fotos. Bom, mas para além das fotos, há outros meios recordar. Há aqueles velhos papos com amigos de outrora... há os escritos, que eu já te falei que também acho muito válido (nunca deletei meus blogs de oito anos atrás mesmo não concordando mais com o que escrevi porque esses escritos denunciavam o que eu pensava naquele momento; seria injusto eu deletar agora). Nós sempre somos levados a ter uma visão negativa do passado, somos levados a considerar a nostalgia como um defeito - "ah, ele é muito saudosista, curto isso não" -, porque hoje as coisas são tão pragmáticas que as pessoas ignoram o passado e pensam apenas no futuro (mas se esquecem de que a melhor maneira de saber como será o terreno que vem pela frente é reparando naquele pelo qual passamos...)

Bom, eu comentaria mais, é só que me estendi bastante... ando bem prolixo ultimamente. Devo dizer, pra finalizar, que subscrevo todos os seus destaques, devidamente imperativos. E acredite, nem o mais belo comentário vale o post que o gera!

Um beijo!

Ind Caroline x) disse...

Mentira sua Leon... o seu belo comentário vale muito mais que o post que o gerou ahsuehuaseh
inclusive vc falou o que eu queria dizer, bem melhor do que eu ahsuehauseh
muito obrigada por gastar seu tempo comigo ;]

Contundentes.com disse...

VÍCIUS E VIRTUDES:

Viajar ! Para não esquecer de se Arrepender e perdoar mais - De ser mais Gentil e Honesto ! ( Vícius )

Viajar - Para lembrar de Ver e Sentir mais - Arriscar-se e Ajudar mais - De Recordar, Sorrir e Observar mais ! ( Virtudes )

E entre tantas outras coisas, " NÃO ABUSE DA SORTE " - VIAGE PARA VIVER !